domingo, 7 de março de 2010

Estacionamento Rotativo



Muito se falou sobre o estacionamento rotativo em Rio Grande. Quando começaram os rumores, imaginei que seria ruim, ora cobrar por estacionar? A via é pública, todos deveriam estacionar onde quisessem.
Mas daí, em alguns meses tirei minha carteira de motorista, compramos um carro e entendi porque o estacionamento rotativo era uma necessidade para a cidade:
Não existia lugar para estacionar em Rio Grande, não importava o horário que você chegasse (a não ser que fosse as 6 da manhã...).
Moro no Cassino, então minhas idas à cidade são esporádicas, e pude notar a diferença entre ir de ônibus (o "belo" trabalho da Noiva do Mar eu comento outro dia) e ir de carro. Simplesmente não havia lugar para estacionar no centro. Bom, nem tudo isso é verdade, havia lugar. Alguns muito fora de mão (antes do rotativo, um lugar muito bom pra estacionar era a frente do cais do porto velho, mais ou menos perto da Habilitar, o lugar onde hoje em dia TODOS estão estacionando. Mas os melhores lugares estavam ou totalmente ocupados, ou os que tinham lugar vago eram "cuidados" pelos flanelinhas como aqueles que ficavam na frente da Xavier Ferreira (me disseram que eles compraram uma casa com a grana que ganhavam dos motoristas, mas acho que é balela). Havia gente que colocava o carro as sete da manhã e tiravam as oito da noite. Uma vergonha. E a gente gastava a maior grana em gasolina para achar lugar decente para estacionar, correndo o risco de ter o carro roubado, porque os lugares vagos eram, como direi, mais "afastados" do centro.
Ora, todos os que têm carro sabem como é caro o preço da gasolina nessa cidade "Pólo" (o cartel dos postos é outro assunto que vai ficar para depois). Uma voltinha em segunda marcha pelas ruas esburacadas de Rio Grande em busca de lugar para estacionar sai muito mais do que R$0,60.
O que ocorre é que o parquímetro realmente facilitou para quem tem comércio nas ruas beneficiadas por ele. Tem barbeiro por aí me dizendo que a clientela aumentou, agora que podem estacionar na frente do estabelecimento.
Não vou dizer de novo que não é um absurdo cobrar por uma coisa que deveria ser livre. Mas pelo bem da maioria, a vantagem de uns poucos não deve (e não pode) prevalecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário